Óleo de semente de abóbora é um óleo verde escuro prensado a frio, a partir de sementes de abóbora em estado bruto, preservando suas propriedades nutricionais e seus benefícios para a saúde. Tem um sabor rico e agradável e é uma fonte potente de ácidos graxos benéficos e antioxidantes.

Aqui estão os benefícios do óleo de semente de abóbora para a saúde e algumas razões para ingeri-lo regularmente.

Óleo de Semente de Abóbora e BPH

A hiperplasia prostática benigna (BPH) é uma condição que afeta muitos homens ao redor do mundo, especialmente os homens com mais de 50 anos.

Acredita-se que a Hiperplasia Prostática Benigna se deve ao hormônio diidrotestosterona (DHT), que promove a proliferação de células da próstata. Isto resulta num aumento da glândula da próstata e pode levar a problemas como câncer e desconforto ao urinar.

O fitoesterol de beta-sitosterol é encontrado em concentrações significativas no óleo de sementes de abóbora e ajuda a bloquear os efeitos prejudiciais da DHT por inibição da sua conversão a partir da testosterona.

O óleo de semente de abóbora tem altos níveis de carotenoides antioxidantes, ácidos graxos ômega 9 e zinco, os quais podem ajudar a reduzir o risco de um homem desenvolver BPH. Um estudo mostrou diminuição dos sintomas e da dor em homens com hiperplasia benigna da próstata, que suplementavam com óleo de semente de abóbora – sem efeitos colaterais negativos. O óleo de semente de abóbora ainda auxilia da função da bexiga e da uretra, o que pode contribuir para o alívio dos sintomas da BPH.

Óleo de semente de abóbora e perda de cabelo

Acredita-se que tanto o aumento da próstata quanto a calvície masculina, são resultado – pelo menos em grande parte, de um excesso de produção de DHT (hormônio diidrotestosterona ). O  beta sitosterol, delta 7 esterina e compostos do óleo de semente de abóbora, reduzem o efeito da DHT nas células da próstata, e também podem ajudar a prevenir que ele tenha um efeito negativo sobre seus folículos pilosos.

Algumas pessoas até mesmo recomendam a aplicação de óleo de semente de abóbora diretamente no couro cabeludo por suas propriedades de bloqueio de DHT. Se você não quer seu cabelo verde, ingerir óleo de semente de abóbora em cápsulas pode ser muito mais agradável!

O tratamento da artrite

A ingestão do óleo de semente de abóbora beneficia as articulações e as cápsulas são um suplemento popular para o tratamento de dores artríticas. Os altos níveis de antioxidantes, ácidos graxos e outros compostos no óleo de semente de abóbora são muitas vezes utilizados para ajudar a reduzir a inflamação nas articulações para quem sofre de artrite.

Algumas pesquisas têm mostrado efeitos positivos do óleo de semente de abóbora sobre inflamação, os mesmos efeitos de um famoso remédio contra a artrite, porém sem os efeitos colaterais negativos, como elevados peróxidos lipídicos do fígado.

O colesterol e doença cardíaca

Óleo de semente de abóbora tem altos níveis de fitoesteróis, que ajudam a reduzir o colesterol LDL (o mau colesterol) diminuindo a sua absorção, quando ingerido antes das refeições.

Estudos realizados pelo Departamento de Medicina da Universidade de Washington, tem mostrado que altos níveis de fitoesteróis na dieta diminui significativamente a absorção de colesterol, e pode ser benéfica na redução do risco de uma pessoa ter doenças cardíacas.

Semente de abóbora e síndrome do Intestino Irritável

Óleo de sementes de abóbora também pode ajudar no tratamento do síndroma do intestino irritável. Acredita-se que o elevado teor de ácido graxo auxilia na redução da inflamação do trato gastrointestinal, e muitas pessoas relatam uma diminuição dos sintomas quando ingerem o óleo de sementes de abóbora regularmente.

Parasitoses Intestinais

O óleo de semente de abóbora pode protegê-lo também de vermes parasitas. Ele tem sido tradicionalmente utilizado como um tratamento para parasitas intestinais e tem a ação de paralisar os vermes no trato digestivo.

Um fato importante! A paralisia é temporária, portanto, para que os vermes saiam do corpo, é necessária a ingestão de um laxante (como o óleo de rícino) para que sejam expulsos em um movimento intestinal. Sem uma evacuação eles podem se recuperar.

Como se não bastassem todos esses benefícios, o óleo de semente de abóbora ainda contém:

Carotenoides, que atuam como antioxidantes, reguladores do sistema imune e previnem alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares. Entre seus compostos, encontramos as xantofilas e os carotenos (como o β-caroteno, já conhecido por ajudar na manutenção do bronzeado), que se transformam em vitamina A no organismo.

A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos: previne problemas de visão e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença genética que mais causa cegueira. Além disso, a vitamina A também atua no desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, conservação do dente e seu esmalte, na manutenção do bom estado do cabelo, nos órgãos reprodutivos e no crescimento e desenvolvimento dos ossos.

Zinco: presente em boas concentrações, previne a osteoporose, atrasando a deterioração da densidade mineral óssea. Auxilia também o sistema imunológico, aumentando a imunidade e a disposição.

Triptofano: o aminoácido tem efeitos calmantes e antidepressivos, além de estimular a produção de serotonina, promovendo uma boa noite de sono para quem o ingere.

Potássio: ajuda na prevenção e no tratamento da hipertensão.

Fitoesteróis: reduzem o índice de colesterol e triglicérides.

Magnésio: contribui com o bom funcionamento cerebral, na produção de energia para o corpo e no fortalecimento dos ossos, também podendo prevenir doenças como diabetes e algumas infecções.